Dicas de saúde
A saúde do adolescente tem como características as ações e o enfoque preventivo e educativo dirigido a todos os jovens. Por isso, uma alimentação saudável, a prática de esportes e, é claro, uma boa dose de amor e felicidade são receitas infalíveis para a longevidade. No momento saúde desse semestre, enfocaremos essa etapa da vida que é tão importante para os seres humanos, já que o recesso para o final de ano está chegando e nesse período temos a tendência de comer mais e não nos preocupar muito com as “calorias”!
Para ser saudável, a alimentação precisa ser saborosa, colorida, acessível e equilibrada em termos de nutriente. Assim, aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Em contrapartida reduza o consumo de alimentos gordurosos como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, refrigerantes, doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar;
É claro que, para o adolescente, não é nada fácil deixar de lado as guloseimas, mas é preciso começar a pensar que para ter uma vida longa, precisamos começar a nos cuidar bem cedo…
Outro ponto que deve reforçar a busca por uma alimentação mais saudável é a saúde da pele. É muito comum na adolescência o aparecimento de acnes. “Como isso irrita, não é mesmo?” Durante a adolescência, os hormônios fazem o corpo produzir um pouco mais de gorduras, que se acumulam e tampam os poros da pele, provocando o aparecimento de cravos e espinhas. Você não deve espremê-los, pois podem inflamar e deixar marcas na pele. Para cada tipo de acne há um tratamento. Procure um dermatologista e ele vai indicar o mais apropriado para o seu caso, mas não tenha pressa, pois um bom tratamento costuma demorar uns três meses para mostrar os resultados. De qualquer forma, ter uma alimentação saudável e balanceada é uma forma de ajudar sua pele a passar por isso sem muitos danos.
Não se esqueça de praticar esportes, ler um bom livro e se divertir, afinal a saúde do corpo e da mente devem andar juntos. Até nosso próximo encontro e lembre-se de que ser feliz é o mais importante! Até mais.
![]() |
Dr. Leone Alves Resende Clínico Geral, Especialista em Medicína do Trabalho |